Além de serem um problema bastante comum, as olheiras são uma das principaispreocupações estéticas, especialmente entre as mulheres. Para combater o aspeto cansado e envelhecido das inestéticas olheiras, é necessário perceber qual a sua origem, para que possa tratá-las da forma mais adequada.
Através de algumas dicas, ficará a saber comocombater, tratar e disfarçar as olheiras e as pálpebras inchadas.
Causas das Olheiras
- Hereditariedade - A propensão genética para as olheiras poderá ditar o seu aparecimento, sendo, nesses casos, mais difícil de combater.
- Idade - Com o envelhecimento, a espessura da pele do rosto altera-se, tornando-se mais fina, o que deixa as zonas escuras mais visíveis e destacadas.
- Exposição solar - Ainda que, no início, crie a ilusão de disfarce, a exposição solar faz o organismo produzir melanina, o que acaba por deixar as olheiras mais escuras.
- Alimentação deficiente - Carências alimentares e problemas como anemia, podem estar na origem do aparecimento de olheiras azuladas.
- Medicação - Alguns medicamentos podem provocar a dilatação dos vasos sanguíneos, levando à intensificação das zonas mais escuras.
- Cansaço - O cansaço e as noites mal dormidas são facilmente associados ao aparecimento de olheiras, ainda que, na verdade, não sejam as responsáveis pelo seu aparecimento. A falta de sono leva a uma pele mais pálida, o que acentua as áreas mais pigmentadas.
Dicas para Tratar e Disfarçar Olheiras
- Além da hidratação diária do rosto, é aconselhável que aplique, também, um cremeespecialmente concebido para o contorno dos olhos.
- Assegure-se de que descansa o suficiente. O ideal, será dormir oito horas por noite. Ao dormir pouco e mal, ficará mais pálida e, consequentemente, com olheiras mais evidentes.
- Dê preferência aos produtos de rosto que contenham vitamina K, C e E, que ajudam a minimizar olheiras.
- Nos dias em que as olheiras são mais incómodas e demarcadas, poderá recorrer a algunstruques caseiros. Colocar sobre os olhos, durante 15 minutos, compressas de água fria ou de chá, ou mesmo rodelas de batata ou de pepino, são truques simples, que ajudarão a reduzir visivelmente as olheiras.
- Durma com a cabeça elevada, nem que para isso tenha de recorrer a uma almofada extra, que ajudará a evitar o inchaço em torno dos olhos, resultante da acumulação de líquidos.
- Utilize óculos de sol e protetor solar. Ainda que o bronzeado disfarce as olheiras, a médio prazo, a pigmentação das olheiras poderá intensificar-se.
- Para minimizar o cansaço dos olhos, especialmente nos dias de maior trabalho e exposição excessiva ao computador ou televisão, aplique soro fisiológico nos olhos.
- Os produtos de cosmética, próprios para o tratamento e combate das olheiras, são também um forte aliado, já que, graças às suas fórmulas ricas em extratos vegetais, conseguem reduzir as olheiras e o inchaço. Poderá encontrá-los facilmente em qualquer farmácia ou hipermercado. É aconselhável que aplique o creme de manhã e à noite.
- A alimentação é outros dos fatores que deverá ter em conta, se pretende reduzir visivelmente as suas olheiras, já que, muitas vezes, estas resultam da deficiência de vitaminas. Reduza o consumo de sal, aposte em frutas, vegetais e suplementos vitamínicos.
- Beber bastante água, todos os dias, além de fazer maravilhas pelo organismo, ajuda a combater a retenção de líquidos, já que estimula a circulação sanguínea. Assim, estará a minimizar as olheiras, mas também o aspeto inchado.
- Se, mesmo seguindo todas as dicas à risca, existem dias em que as olheiras teimam em aparecer, a maquilhagem será a sua maior aliada. Com os produtos certos, conseguirádisfarçar as áreas mais escuras, para um aspeto mais fresco e saudável. Os corretores de olheiras são uma ferramenta indispensável e altamente eficaz.
Corretores de Olheiras
Ainda que não tratem, os corretores de olheiras são a forma mais eficaz de camuflar as olheiras, sendo essenciais no kit de maquilhagem de qualquer mulher. Para que saiba escolher o seu corretor de olheiras, deverá ter em atenção alguns aspetos:
- A parte mais importante na compra do corretor passa pela escolha da cor, devendo optar por um produto capaz de corrigir a cor das olheiras. No caso de as zonas mais escuras serem azuladas, o corretor deverá ser alaranjado ou bege; para as olheiras castanhas ou esverdeadas, o corretor deverá ser em tons de rosa; para manchas roxas, utilize um produto amarelado.
- Depois de determinar a cor, deverá escolher o tom mais indicado para a sua pele. O tom do corretor deverá combinar com o seu tom natural de pele, ainda que deva serligeiramente mais claro, para iluminar as áreas mais escuras.
- Poderá optar por um corretor em forma de lápis, stick, pincel ou creme. Independentemente do formato, a aplicação deverá ser o mais suave e delicadapossível, já que se trata de uma região bastante sensível.
0 comentários:
Postar um comentário