Dicas para uma corrida correta e segura (#1)


Neste post dei-vos um plano de treino e alguns cuidados basilares para o corredor principiante, ou aquele que abandonou a  corrida por um longo período de tempo. Hoje venho completar a informação do último post, de forma a vos deixar ainda mais esclarecidos e, quiçá, com mais vontade de tentar. No entanto, vou ainda escrever um terceiro, pois acho preferível a fazer um post muito longo, que pode tornar-se maçador Wink
  • Já vos disse que um soutien de desporto e um bom par de sapatilhas são essenciais, mas gostava de explorar ainda mais este ponto. Lembrem-se de que a qualidade nem sempre iguala o preço, e um não assegura o outro. Ou seja, o último modelo da Nike ou da Adidas, que custa até 100€ e é provavelmente deslumbrante, não vai necessariamente contra as vossas necessidades, nem é obrigatoriamente melhor do que umas sapatilhas mais baratas. Aconselho-vos a dirigirem-se a uma loja especializada e solicitar ajuda ao funcionário presente; já usei Reebok, Nike e ASICS, e devo dizer que a última foi sem dúvida a que me deixou mais bem servida. De qualquer forma, esta é apenas a minha experiência pessoal Smile
tumblr_mjavchtADr1rfhkgho1_500_large
  • Quando fizerem alongamentos, não caiam no erro de apenas alongar as pernas (podem ler mais sobre a importância da flexibilidade neste post). Todo o corpo deve ser alongado (desde as pernas ao pescoço!) pois ao corrermos colocamos bastante tensão em praticamente todo o nosso corpo.
  • Ao início, pode ser difícil controlar a respiração, podendo até causar a chamada “dor de burro”, uma cor aguda no abdómen devido a respiração deficiente. Para além de manter sempre os abdominais firmes enquanto correm, experimentem a seguinte técnica: inspirem durante duas passadas, expirem durante três. Com a prática, conseguirão descobrir a vossa respiração mais confortável, e isso deixará de ser um problema.
  • Tal como a respiração, encontrar o nosso ritmo de passada é também um desafio. Como linha condutora, tenham em mente que não devem acabar a vossa corrida agarrados ao peito: se não forem capazes de dizer “eu sou forte” em voz alta quatro vezes sem ficar completamente sem fôlego, então devem abrandar.
Aqui ficam mais algumas dicas! Tal como disse, não quis completar este post, pois ficaria com o dobro do tamanho, e como tal achei melhor dividi-lo. Gostariam de ver a terceira última parte amanhã, ou na próxima semana?
Espero que vos tenha sido útil! Qualquer dúvida, disponham

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário