Especial Regresso as Aulas - Como fazer um relatório

É desta forma que inicio este especial regresso às aulas, com um post dedicado aos relatórios e à parte mais chata que é esta de fazer relatórios. Não sei se toda a gente aqui tem relatórios a fazer, mas na minha área, Ciências e Tecnologias, todas as experiências feitas são muito engraçadas e bastante elucidativas, é um fato, porém têm sempre uma tarefa obrigatória: fazer o relatório.

Um relatório, ao contrário da ata, contém uma opinião pessoal do redator através da conclusão. Fazer um relatório é um documento bastante importante, já que as conclusões poderão servir ou não para tomar decisões bastante importantes, logo a sua redação é bem mais definida e tem parâmetros a seguir, mas antes de realizá-lo, terá que ter em conta os seguintes pontos:
  1. Organizar muito bem toda a informação obtida da experiência/pesquisa feita. Ao fazer isto estará a poupar tempo e a eliminar informação desnecessária
  2. Se não possui nenhuma reflexão/conhecimento no tema abordado, faça-o antes de iniciar o relatório para facilitar a sua realização
Posto isto, organizando ideias e informações disponíveis, estará pronta e apta para começar a redigir o relatório, que deverá ser redigido da seguinte forma:

1º Folha de Rosto
A folha de rosto é o elemento do relatório que identifica o assunto abordado, assim como o(s) autor(es) e a data em que realizou o trabalho/relatório, pelo que nunca deve ser numerada no índice. Deve também de constar nela o logótipo e/ou a identificação da escola, caso isso se aplique ao seu caso.



Exemplo de uma folha de rosto

2º Índice
É muito importante facilitar a leitura do relatório a quem o está a ler e eventualmente a corrigi-lo, portanto, a melhor forma de organizar e facilitar esta tarefa é criar um índice que irá resumir todos os temas abordados no relatório por capítulos e subcapítulos, caso seja necessário.

Para realizar um índice no Word, basta ir ao separador Referências, clicar na aba Índice, escolher o modelo e atualizá-lo conforme os temas abordados.

3º Introdução
A introdução, como a própria palavra diz, irá introduzir o tema referido ao longo do relatório, e nele devem constar os objetivos do trabalho, a metodologia usada e asquestões levantadas às quais se quer obter resposta.

4º Desenvolvimento
Esta é a fase em que todo o trabalho irá ser apresentado e desenvolvido teoricamente, sempre com objetividade, clareza, com frases bem articuladas e com uma linha de raciocino que deixará o leitor com uma pequena noção do que vem a seguir: a conclusão.

Opte por recorrer a gráficos e tabelas, bem como a cálculos, lista de material usado e tabelas de resultados caso se trate de um relatório acerca de uma experiência laboratorial.

5º Conclusão
Depois de desenvolvido o tema, eis que chega a hora de concluir o trabalho, apresentando os resultados da pesquisa/experiência feitas de forma sucinta e de modo a dar resposta às questões inicialmente colocadas, podendo ainda adicionar outras.

6º Bibliografia
É fulcral colocar num trabalho as referências aos sites, blogues e livros consultados.

7º Anexos
Caso tenha realizado pequenos gráficos, textos ou tabelas para complementar todo o trabalho desenvolvido, deverá colocar como anexo ao relatório e ir fazendo uma pequena referência aos mesmos devidamente numerados, para que seja fácil a identificação do anexo ao qual se refere.


Considerações finais
  1. O tipo de letra utilizado deve ser simples (Times New Roman, Verdana, etc) e com tamanho 11 a 12
  2. Tome atenção ao espaçamento entre linhas: o ideal é usar o espaçamento de 1,5 ou de 2
  3. Use títulos, subtítulos e destaque considerações importantes a negrito para facilitar a leitura ao leitor, bem como destacar aspetos importantes que não devem passar despercebidos
  4. Tenha atenção aos erros ortográficos e à ortografia usada. Para evitar erros ortográficos, utilize um verificador ortográfico (este é o ideal para o Office)
  5. Justifique o seu texto para dar um ar mais organizado e harmonioso
  6. Caso se trate de uma atividade experimental, se tirou algumas fotografias ao longo do processo, coloque-as anexadas ao relatório para o enriquecer a nível informativo
  7. Antes de imprimir o relatório, reveja-o para ter a certeza que não fica nada por referir
  8. Para tornar mais profissional e atrativo, opte por encadernar o seu relatório

Outros modelos de relatórios
Se não ficou satisfeita com o resultado final, pode sempre recorrer a outros modelos de relatórios que estão disponíveis para si no Office:

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