Todos os estudantes já sentiram medo, apreensão, insegurança antes de um momento de avaliação – isto chama-se ansiedade. Esta acarreta inumeros problemas, nomeadamente ao nível do raciocínio, pois pode levar o estudante a ter bloqueios ou pensamentos dificeis de controlar, como sair repentinamente da situação de exame. Mas afinal de contas, como é que se pode controlar a ansiedade?
É normal, como estudante, sentires que estás sob “stress” – reacção quimica que surge quando precisamos de uma força extra para executar, por exemplo, um exame com sucesso. Nas semanas que antecedem um momento de avaliação é importante saber controlar a ansiedade para conseguires construir um método de estudo eficaz, onde o tempo que tens disponível para estudar possa ser bem aproveitado. Se fores uma pessoa com excesso de ansiedade vais andar a adiar constantemente o início do estudo, pois tens a ideia que ainda tens tempo para estudar – o problema deste adiamento é que vais acabar por criar um círculo vicioso, pois quando o momento de avaliação aproxima-se, vais-te sentir mais ansioso, vais voltar a adiar o estudo e vais deixá-los para as vésperas. Por exemplo, se trocares os livros por ver televisão, jogar computador, ouvir musica ou dormir em excesso vais-te ficar com culpa, recriminas-te – num processo de auto-flagelação – e tornas maior a ansiedade, o sono e os mecanismos de fuga.
Para evitares estes sentimentos conflituosos, tens de assumir para ti mesmo que a ansiedade é um processo natural, sendo que deves começar o mais cedo possível a preparação do estudo, com metas realistas que sejam cumpridas desde o ínicio do mesmo; mantêm um estilo de vida saudável: dorme bem e o suficiente, alimenta-te corretamente, pratica exercicío físico, mantêm algum nível de interacção social. Na véspera do exame, relaxa um pouco e usa este dia para fazer uma revisão do que estudaste, moderadamente – acorda cedo, para que à noite tenhas sono. No dia do exame tenta ter pensamentos positivos sobre o teu desempenho no mesmo, não compares o teu estudo ao dos teus colegas (qualidade de estudo não é quantidade – podes estudar menos horas que o teu colega, mas teres tido um estudo mais rentável e proveitoso) e não te esqueças dos materiais necessários à prova.
No momento de avaliação procura um lugar sem fontes de distracção, lê as instruções e as perguntas todas antes de começares a resolvê-lo, foca os teus pensamentos no teste/exame, começa a executar as perguntas mais acessiveis e se te sobrar tempo, relê cuidadosamente as tuas respostas, para corrigires erros ou para adicionares novas informações. No final do exame, não fiques angustiado ou chateado se não correu na perfeição – o que está feito está feito e aproveita a breve liberdade pós-avaliação para cuidares de ti.
Corpo e mente sã, sempre!
0 comentários:
Postar um comentário