Nem toda a gente estuda da mesma forma, é um fato inquestionável e sem espaço para "mas". Para mim, por exemplo, o método de resumos poderá funcionar muito melhor do que para a Joaquina, que opta por fazer sublinhados para auxiliar no seu estudo. Existem várias técnicas para auxiliar o estudo os diferentes tipos de aluno. Queres saber quais são esses auxiliares de estudo? Então vamos embora!
1. Sublinhar
Normalmente opto por fazer isto enquanto o professor lê alguma página importante, para quando chegar a casa ter já tudo aviado e pronto a estudar, mas se por ventura essa prática não se der nas aulas, opto por primeiro ler, voltar a reler e só depois sublinhar com um marcador vistoso (normalmente amarelo) as ideias chave da página, ou seja, aquilo que é importante saber/chamar a minha atenção. Não adianta só sublinhar, já que o cérebro não está a organizar ideias mas sim apenas a destacá-las, o que não importa muito, pelo que é necessário combinar este método com outros.
2. Reler
Provavelmente este será um dos outros métodos de estudo que uso frequentemente no meu estudo. Após uma primeira leitura, mais na diagonal e não tão pormenorizada, há necessidade de voltar a reler tudo para focar-me nos pontos importantes e com mais atenção, só que, tal como acontece com os sublinhados, reler por si só não dá resultado.
3. Mnemónica
Provavelmente esta técnica é-me totalmente útil quando é necessário decorar palavras-chave para Físico-Química, isto se elas forem fáceis pois caso contrário este método é inútil e para nada serve a não ser para confundir ainda mais. Fazer um pequeno trocadilho, montar uma espécie de siglas ou pegar numa canção da música e adaptá-la à matéria que estás a estudar, talvez seja mais eficiente do que em outros casos.
4. Resumir
Este é um dos métodos de estudo mais intuitivos que todos os estudantes têm, pelo menos é o que aponta alguns estudos feitos. Esta técnica é muito eficiente para uma prova escrita pois a organização da matéria por tópicos facilita a organização mental dos itens essenciais a referir no teste, mas o mesmo não se verifica em testes que requiram objetividade.
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